Aposentadoria

Tempo de Contribuição: saiba como verificar antes de se aposentar

Published

on

Se você tem interesse em se aposentar nos próximos anos, mas não tem ideia do que fazer pra conferir seu tempo de contribuição, leia esse artigo até o final.

O Tempo de Contribuição é o diferencial entre uma aposentadoria magra e uma justa. Por isso trabalhadores que estão em vias de se aposentar devem acompanhar de perto essas informações.

Em outras palavras, o Tempo de Contribuição é uma garantia de que você trabalhou formalmente durante o tempo mínimo estabelecido para receber uma aposentadoria integral.

Talvez você goste: Aposentadoria: Como se planejar adequadamente

Onde consultar o Tempo de Contribuição

Qualquer informação referente ao Tempo de Contribuição consta no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Ou seja, o CNIS. E o interessado pode consultar essas informações através do site ou aplicativo do INSS.

Todavia, é preciso estar atento a exatidão das informações. Pois, caso elas estejam incorretas é necessário reunir comprovantes e tomar providências. Em primeiro lugar, se deve ir a sede da empresa para solicitar essa correção junto ao INSS.

O processo de correção das informações referentes ao seu Tempo de Contribuição se chama retificação. Mas se a firma faliu ou fechou por qualquer outro motivo. É necessário entrar em contato com o síndico da massa falida. Se ainda assim não houver solução, deve-se procurar a Justiça.

Busque informações no site do INSS

Na verdade, qualquer aposentaria pode-se resolver pelo INSS, a maioria dos casos não se faz necessário contratar assessoria ou buscar a justiça. O site tem todas as informações disponíveis sobre todos os assuntos relacionados a aposentadoria. Inclusive sobre o Tempo de Contribuição.

Também há o aplicativo que pode ser baixado na Play Store, caso você tenha um Smartphone. O atendimento telefônico até que não é mal, levando em consideração que é público e no Brasil. Os atendentes são atenciosos e podem agendar uma visita a uma Agência do INSS mais próxima.

Você pode gostar: Economize da forma certa em 2021 – guia definitivo

Gostou? Compartilhe!



Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!