Se você tem interesse em se aposentar nos próximos anos, mas não tem ideia do que fazer pra conferir seu tempo de contribuição, leia esse artigo até o final.
O Tempo de Contribuição é o diferencial entre uma aposentadoria magra e uma justa. Por isso trabalhadores que estão em vias de se aposentar devem acompanhar de perto essas informações.
Em outras palavras, o Tempo de Contribuição é uma garantia de que você trabalhou formalmente durante o tempo mínimo estabelecido para receber uma aposentadoria integral.
Talvez você goste: Aposentadoria: Como se planejar adequadamente
Onde consultar o Tempo de Contribuição
Qualquer informação referente ao Tempo de Contribuição consta no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Ou seja, o CNIS. E o interessado pode consultar essas informações através do site ou aplicativo do INSS.
Todavia, é preciso estar atento a exatidão das informações. Pois, caso elas estejam incorretas é necessário reunir comprovantes e tomar providências. Em primeiro lugar, se deve ir a sede da empresa para solicitar essa correção junto ao INSS.
O processo de correção das informações referentes ao seu Tempo de Contribuição se chama retificação. Mas se a firma faliu ou fechou por qualquer outro motivo. É necessário entrar em contato com o síndico da massa falida. Se ainda assim não houver solução, deve-se procurar a Justiça.
Busque informações no site do INSS
Na verdade, qualquer aposentaria pode-se resolver pelo INSS, a maioria dos casos não se faz necessário contratar assessoria ou buscar a justiça. O site tem todas as informações disponíveis sobre todos os assuntos relacionados a aposentadoria. Inclusive sobre o Tempo de Contribuição.
Também há o aplicativo que pode ser baixado na Play Store, caso você tenha um Smartphone. O atendimento telefônico até que não é mal, levando em consideração que é público e no Brasil. Os atendentes são atenciosos e podem agendar uma visita a uma Agência do INSS mais próxima.
Você pode gostar: Economize da forma certa em 2021 – guia definitivo