Se acaso você esteja esperando o abono salarial do PIS, saiba que dia 15 foi liberado o último lote deste ano.
Como de praxe, a Caixa Econômica Federal é a responsável pelo pagamento do abono salarial PIS. E este último lote é direcionado somente a empregados de empresas privadas nascidos no mês de dezembro.
Vale lembrar que o valor do PIS é de um salário-mínimo, ou seja, R$ 1045,00. Se trata do último lote do PIS para 2020, posto que pessoas que nasceram entre julho e novembro já tiveram seus saques liberados há algum tempo.
Além disso, pessoas cujo aniversário se dá nos meses de janeiro a julho só poderão sacar seus respectivos abonos em 2021.
No entanto, sempre é bom esclarecer que em se tratando de funcionários públicos a coisa muda. Já que estes recebem o Pasep, um abono que funciona de forma distinta e é pago pelo Banco do Brasil.
Em resumo, os beneficiários do PASEP recebem segundo o final do seu número de inscrição. Desse modo, aqueles cujo final fica entre 0 e 4 já tiveram seus valores liberados. E os funcionários públicos com números de inscrição terminados entre 5 e 9 só terão seus abonos pagos no próximo ano.
Quem tem o direito de receber o PIS/PASEP
A princípio, o abono PIS ou Pasep é pago somente para trabalhados com carteira assinada ou funcionários públicos que estiveram ativos em 2019. Abaixo listaremos os requisitos para se ter direito ao benefício:
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de 2019;
- Contar com cinco anos completos de inscrição no PIS ou Pasep;
- Haver tido uma renda máxima de dois salários-mínimos;
Calendário de pagamento do PIS:
Confira abaixo as datas do pagamento do PIS, conforme mês de nascimento dos beneficiários que ainda não receberam:
- Dezembro: podem receber a partir desta terça 15/12/2020
- Janeiro e Fevereiro: podem receber a partir 19/01/2021
- Março e Abril: podem receber a partir 11/02/2021
- Maio e Junho: podem receber a partir 17/03/2021
Calendário de pagamento do PASEP:
Confira abaixo as datas do pagamento do PIS, conforme o número final de inscrição dos beneficiários que ainda não receberam:
- 5: podem receber a partir de 19/01/2021
- 6 e 7: podem receber a partir de 11/01/2021
- 8 e 9: podem receber a partir de 17/03/2021
Outros detalhes sobre o PIS/PASEP
O pagamento do abono é proporcional ao tempo de trabalho realizado em 2019. Isto é, somente se você trabalhou 12 meses completos no ano poderá receber um salário integral de R$ 1.045 reais de abono.
Se acaso você tiver trabalhado qualquer por um período entre um e onze meses receberá um valor proporcional a ele.
Não precisa se desesperar caso tenha deixado passar batido a data de liberação do seu abono. Pois você pode receber o pagamento do mesmo até a data limite de 30 de junho do próximo ano.
Em ambos os caso, tanto do PIS quanto do PASEP, os valores são adiantados caso você seja correntista do banco pagador do respectivo benefício. Ou seja, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, respectivamente.
