Economia

Limpar o nome: comece o ano com o pé direito e contas em dia

Published

on

A maioria dos brasileiros está com a corda no pescoço. Esse endividamento geralmente se deve a um descontrole na hora de gerir o orçamento doméstico. Mas existem formas práticas de colocar as contas em dia e limpar seu nome para começar 2021 com tudo.

As dívidas já fazem parte da vida da maioria de nós brasileiros. Mas 2020 foi um ano incomum, marcado pela disseminação de um vírus mortal que se espalhou pelo mundo. A pandemia deixou perdas de toda ordem, sobretudo físicas, psicológicas e econômicas.

Mas uma coisa que a vida nos ensina é “não chorar sobre o leite derramado”. Em qualquer situação é possível superar as dificuldades e seguir adiante radiante. Começando 2021 sem grandes entraves de ordem financeira e com o nome limpo.

Você pode gostar: Economize da forma certa em 2021 – guia definitivo

Limpar o nome e dar a volta por cima

Certamente que iniciar o ano novo sem dívidas a pagar é o sonho de qualquer brasileiro. Visto que um nome limpo nos permite desfrutar de uma série de vantagens. E neste artigos mostraremos algumas dicas de como atingir essa meta.

Em torno de 64 milhões de nacionais estão com o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Desse modo, estão impossibilitados obter financiamentos, fechar contratos e firmar qualquer acordo que implique em pagamentos a prazo. Limpar o nome é fundamental para essas pessoas.

Um nome sujo é um fator impeditivo para tirar proveito de uma gama de possibilidades que o mercado financeiro nos oferece. Mas um passo muito importante para colocar em ordem suas finanças e limpar o seu nome é ter a dimensão exata de seus débitos.

Então, você precisa com urgência colocar em uma tabela cada uma das suas contas a pagar. Incluindo juros, multas e outros encargos. Dessa forma, você terá um panorama geral dos seus credores e de suas contas. Assim, poderá estabelecer um cronograma de pagamento efetivo para limpar o nome.

Procure negociar com seus credores

Em primeiro lugar, é preciso entrar em contato com cada credor e procurar negociar. Seja sincero, explique a sua situação e especifique o seu plano para quitar a dívida. Procure honrar com os seus pagamentos, pois esse é o único modo de não apenas limpar o nome, mas reestabelecer a relação de confiança com o credor.

Caso consiga algum crédito, seja ele via instituição financeira ou por meio de amigos e familiares, dê preferência ao pagamento das suas contas mais antigas. Nunca deixe de pleitear um redução nos juros para pagamento avista.

Após quitar seus débitos e limpar o nome procure controlar seu orçamento para evitar uma nova derrocada financeira. Existem bons cursos gratuitos sobre finanças domésticas na internet.

Talvez você goste: Economizar energia elétrica: as 5 melhores formas

Gostou? Compartilhe!



Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!