O programa Jovem Aprendiz é uma porta que se abre para diversos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho e precisam adquirir experiência, através deste programa o jovem consegue ter noção do que é o mercado de trabalho e descobrir no que gosta de trabalhar.
Em 2022 o governo estuda aumentar as vagas para o programa, com intuito de ajudar mais pessoas a adquirir experiência e se qualificar para entrar no mercado de trabalho.
Com toda a questão da pandemia do covid-19, a crise financeira se expandiu muito no Brasil e, por isso, para superarmos este momento, ter uma experiência em algum trabalho é muito vantajoso para todos os jovens.
Jovens Aprendiz 2022

Se você tem entre 14 e 24 anos e está interessado em ingressar no mercado de trabalho, o jovem aprendiz é uma ótima oportunidade para você, se inscreva e aproveite.
Existem diversas empresas e Indústrias que oferecem vagas para o programa Jovem Aprendiz, cada uma delas possui algumas necessidades, mas não se preocupe, nós lhe orientaremos e informaremos tudo que você precisa saber sobre o programa.
O que é o Jovem Aprendiz?
É um projeto criado pelo governo federal no ano 2000, ele foi feito visando auxiliar o jovem a entrar no mercado de trabalho e adquirir uma experiência específica para no futuro conseguir um emprego fixo.
Existe uma lei que foi regulamentada em 2005, que prevê que empresas separem e ofereçam um certo percentual de vagas para esse programa do jovem aprendiz, com intuito de dar oportunidades aos jovens ingressantes no mercado de trabalho.
Geralmente a porcentagem de vagas reservadas para o jovem aprendiz em empresas fica entre 5% e 15%, essas vagas são para pessoas de 14 a 24 anos que estão inscritas no programa.
Como visto, várias empresas são obrigadas a reservar uma certa quantidade de vagas para essas pessoas, regulamentado na lei.
O jovem aprendiz é uma grande oportunidade para adolescentes e adultos ingressarem no mercado de trabalho e conseguir uma renda extra para sua família, além de adquirir experiência no mercado de trabalho.
Benefícios do programa para os jovens
Para os jovens ingressantes no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz, as empresas proporcionam melhores condições de trabalho como carga horária reduzida e alguns outros benefícios.
- Carteira assinada;
- Bonificação entre meio e um salário mínimo completo;
- Auxílio alimentação;
- Auxílio transporte13º salário;
- Contribuição com o FGTS;
- Plano médico;
- Vale alimentação;
- Plano odontológico;
- Carga de trabalho de 6 horas diárias (no máximo);
- Cursos de capacitações.
O programa permite aos jovens trabalharem por até dois anos em empresas, tendo direito a férias após um ano de trabalho.
Lembrando que, a disponibilidade dos benefícios varia de empresa para empresa, mas a maioria delas possibilita aos jovens esses benefícios.
Currículo
Uma das grandes dúvidas dos jovens é como criar um currículo profissional para si próprio.
Como o jovem ainda não tem nenhuma experiência no mercado de trabalho, o interessante é que você coloque cursos complementares que realizou, atividades complementares ou qualquer tipo de trabalho voluntário que realizou.
Itens que podem constar no seu currículo:
- Contato: dados pessoais como nome, endereço, e-mail, idade e telefone;
- Experiência: programas de estágios e/ou voluntariado, assim como atividades extracurriculares;
- Educação: o nível de formação, incluindo instituições de ensino, cidade onde cursou e ano de conclusão;
- Habilidades: informações que possam ser úteis para o trabalho, habilidades com programas de computador e software e nível de proficiência em idiomas.
Fazendo um bom currículo e especificando suas qualidades, você conseguirá chamar atenção na empresa e será contratado.
Instituições que apoiam o Jovem Aprendiz
- ESPRO;
- CIEE;
- IEL;
- ABRE;
- ISBET.
Além de várias outras.
Nessas instituições, é possível que você consulte vagas para o programa e envie seu currículo para concorrer.
Além disso, existem algumas empresas que você pode enviar seu currículo diretamente para elas, são algumas delas:
Lojas
- Riachuelo;
- Renner;
- Melissa;
- Havan
Bancos
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Caixa;
- Santander;
Indústria
- Unilever;
- Gerdau;
- Honda;
- Vale;
Essas foram alguns exemplos de empresas que disponibilizam vagas para o programa Jovem Aprendiz, se você tem entre 14 e 24 anos e tem interesse de ingressar no mercado de trabalho, se inscreva no Jovem Aprendiz e não perca essa oportunidade.
Você também pode se interessar por: Está negativado? Saiba como ter um cartão Nubank mesmo nessa situação!
