Se acaso você é funcionário de um banco, saiba que o seu emprego está sob ameaça. Pois a Inteligência Artificial avança nesse setor a passos largos. Provavelmente seu emprego deixará de existir em poucos anos.
Primordialmente devido aos avanços em Big Data, o uso de instrumentos baseados em IA tem se propagado amplamente. E isto em todos os setores da economia mundial, sem respeitar quaisquer fronteiras.
Desse modo, o uso destes instrumentos no setor financeiro vem sendo uma prioridade. Certamente que isso redunda em grandes vantagens que já podem ser desfrutadas pelos clientes. Todavia, terá consequências avassaladoras na redução de empregos no setor.
Como atua a Inteligência Artificial no setor bancário?
A IA vem causando o mesmo impacto que a automação provocou na oferta de emprego braçais nas indústrias. Mas a Inteligência Artificial o faz em ocupações onde é necessário o uso de inteligência humana. Em suma, empregos do setor bancário onde se exige alguma capacidade intelectual serão bastante afetados.
Os algoritmos avançam no mercado de trabalho como um exército em um território conquistado. E a IA é formada por um conjunto destes algoritmos que interagem no mundo real através de dispositivos, como computadores. Já que são capazes de executar tarefas onde se exigia algum interferência do intelecto humano.
Inclusive ela vai além aperfeiçoando suas próprias capacidades por meio do chamado machine learning. E suas vantagens são incontáveis. Em síntese, não é à toa que as grandes potências estão investindo pesado em Inteligência Artificial para estarem na vanguarda nessa área.
Empregos do setor bancário seriamente ameaçados pela IA
Os grandes bancos de todo o globo estão sofrendo o impacto disso. Visto que possuem estruturas monstruosas com milhares de sucursais e empregados. Ademais precisam competir com as revolucionárias Fintechs que só possuem uma sede e algumas centenas de colaboradores.
Em contrapartida, as Fintechs oferecem a grande maioria dos serviços bancários na palma da sua mão. Devido a Inteligência Artificial e o Big Data, elas podem aportar grandes vantagens aos usuários de serviços bancários, entre as quais:
- Agilidade no atendimento;
- Assessoria financeira online;
- Melhor proteção e privacidade;
- Gestão de riscos eficiente;
- Redução da burocracia.
E tudo isso com total comodidade, já que hoje em dia não é necessário ir a uma agência e enfrentar a temida porta giratória. Da mesma forma, você evita as enormes filas tanto para entrar nas agências quanto para usar os terminais eletrônicos.
Atendimento bancário na era da Inteligência Artificial
Hoje a intermediação humana, mesmo em uma tarefa tão comum como atendimento, não é tão necessária. A maioria das instituições financeiras atualmente utilizam chatbots para interagir com os clientes.
Igualmente existem os voice bots que buscam resolver as demandas dos clientes através de uma linguagem muito natural. Na verdade, cada dia se torna mais difícil decifrar se você está falando com um robô ou uma pessoa real.
E não para por aí, a Inteligência Artificial tem ocupado o espaço humano também no que se refere a assessoria e análise financeira, gestão de patrimônio e risco, planejamento financeiro, etc… E tudo isso com mais rapidez e eficiência.