Economia

5 Erros financeiros que podem arruinar seu relacionamento

Published

on

Os relacionamentos não são sobre domínio e controle, mas sobre amor, parceria e respeito mútuo. Mesmo que você ganhe mais ou até mesmo sustente sua família, isso não é motivo para humilhar um ente querido, censurar e usar de manipulações para conseguir o que quer.

Confira os erros financeiros que podem arruinar um relacionamento.

1. Gastos e dívidas

A incapacidade de administrar dinheiro faz com que as pessoas tomem empréstimos.

Se muitas dívidas se acumulam, elas podem transformar toda a sua vida, incluindo os relacionamentos, em um verdadeiro pesadelo.

As situações são especialmente dolorosas se apenas uma pessoa recebeu empréstimos e a segunda tem que pagar os desejos da outra pessoa junto com os juros, porque o orçamento do casal é o mesmo.

Ou ainda pode haver problemas se uma pessoa esconde sua dívida e aos poucos tira dinheiro do orçamento familiar para pagá-la.

O que fazer

Planeje despesas com o parceiro. O ideal é não tomar empréstimos, a menos que seja para comprar itens essenciais.

2. Retenção de receitas e despesas

Este comportamento chama-se traição financeira. Os motivos podem variar. Por exemplo, ganância e desejo de controlar completamente o seu dinheiro, vergonha por lidar com as finanças de maneira irracional ou medo de que o parceiro gaste dinheiro de forma irracional.

A traição financeira sugere que há desconfiança e segredos em um casal, e isso é sinal de alarme. 

De acordo com um estudo americano, 40% dos entrevistados ocultam rendimentos, poupanças ou empréstimos de um parceiro. Ao mesmo tempo, 28% dos entrevistados acreditam que a traição financeira é quase pior para eles do que a física.

O que fazer

Seja honesto com seu par. Se você não confia nele (a) e está escondendo parte de sua renda, talvez esta não seja a pessoa que você deseja.

Se você tem vergonha de seus gastos ou não sabe como lidar com o dinheiro, também será lógico compartilhar esse problema e encontrar uma solução juntos.

3. Poupança excessiva

A contabilidade de custos e a economia razoável são coisas boas, é claro. Mas a exigência de renunciar ao conforto e prestar contas de cada centavo, mais cedo ou mais tarde, enfurecerá qualquer pessoa. 

Quase ninguém quer manter um relacionamento em que é repreendido por comprar papel higiênico de quatro camadas em vez de duas.

O que fazer

Discuta com seu parceiro quais coisas cada um de vocês está disposto a renunciar por uma questão de economia e quais não. Se você está muito irritado com os gastos da outra pessoa, considere manter um orçamento separado.

4.Não falar sobre questões financeiras

Todo mundo tem ideias diferentes sobre finanças. Alguém vive em grande escala e diz que o dinheiro não pode ser levado para a sepultura. Alguns, ao contrário, economizam e fazem economias escrupulosamente.

Alguns acreditam que as finanças da família devem ser compartilhadas, outros preferem um orçamento separado. Um quer economizar para uma casa e um carro, enquanto outro está interessado ​​em viajar pelo mundo.

O tema dinheiro não é discutido abertamente em nossa sociedade. Para muitos, conversar com um parceiro sobre isso é irrelevante.

Muitos acham que o melhor é ficar em silêncio, e então, de alguma forma, isso se resolverá. Mas ideias diferentes sobre dinheiro podem ser a causa de muitos conflitos.

O que fazer

As questões financeiras devem ser discutidas, e no início de um relacionamento. E mesmo que suas opiniões sejam diferentes, você pode encontrar um meio-termo e definir as regras.

5. Egoísmo

O casal tem um orçamento comum, mas apenas um acredita que pode dispor desse dinheiro a seu critério.

Por exemplo, comprar um smartphone novo, embora o antigo funcione muito bem, ou pegar um uber todos os dias enquanto seu parceiro anda de ônibus e tenta economizar dinheiro. Claro, ninguém vai gostar que a outra metade pense apenas em si mesma.

O que fazer

Como vocês estão investindo em um orçamento juntos, os gastos também devem ser mais ou menos simétricos. Isso é justiça e cuidado por um ente querido.

Gostou? Compartilhe!



Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!