Investir

Como funciona a bolsa de valores e quem ganha dinheiro com ela

Published

on

Procurando economia e pensando onde investir? Investir na bolsa de valores e obter rendimentos passivos de ações é uma solução muito boa para essa situação.

Investir em ações exige uma abordagem competente, pois existe o risco de perder todo o capital. Portanto, se você voltou sua atenção para o mercado de ações, este artigo é para você.

O que é uma bolsa de valores

A bolsa de valores é um lugar, ao mesmo tempo digital e bastante real, onde as negociações acontecem constantemente e você pode comprar ou vender títulos. Os títulos são frequentemente entendidos como ações, títulos e ações.

Um exemplo simples. Uma empresa publica ações de sua empresa na bolsa de valores, pode-se dizer, ações. Alguém as compra. A empresa recebe lucro para o desenvolvimento, o comprador recebe uma parte e direito a dividendos de receitas futuras. Isso se for muito simples.

Qualquer bolsa, e há poucas em todo o mundo, tem seu próprio regulador por parte da lei e de normas internas. Todas as transações são realizadas de forma legal, em cada etapa de compra e venda, estando os seus responsáveis ​​envolvidos.

O que está sendo negociado na bolsa de valores

Ações e títulos são os dois pilares da negociação de ações, os dois principais tipos de títulos. 

Eles podem ser emitidos por uma empresa, estado ou órgão governamental. Em geral, todos aqueles que precisam de investimentos.

Um investidor, ao comprar ações, adquire uma parte do negócio. O tamanho dessa parte é proporcional ao número de ações em relação ao seu número total: quanto mais ações, maior será a parte. O dono da ação recebe dividendos – parte do lucro da empresa.

O investidor compra títulos por determinado valor com a garantia de que o título será resgatado com juros dentro do período especificado. Podemos dizer que para uma empresa é como tomar um empréstimo a juros.

Em geral, os títulos são mais seguros do que as ações porque garantem o pagamento e os juros.

O valor das ações está sujeito a flutuações, alterações diárias e não pode garantir lucro. No entanto, a receita deles geralmente é mais alta. É por isso que a escolha das ações a comprar é extremamente importante.

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores

Para ganhar dinheiro na bolsa de valores, você precisa de informações oportunas e, às vezes, de conhecimentos não óbvios.

Por exemplo, trading (trade) é o monitoramento diário de preços, observando tendências, comprando barato e vendendo títulos caros. Este é um processo extremamente trabalhoso. 

Alguém vai considerar uma oferta superada e estará parcialmente certo. Ao contrário de um revendedor do mercado, o investidor observa tanto as leis econômicas quanto as regras da bolsa.

A segunda opção são os próprios investimentos . Você pode comprar ações ou um portfólio inteiro de ações e receber receitas de dividendos. Esta é uma receita passiva, mas ainda requer uma análise do investidor: preço das ações, reputação da empresa, tendências gerais. 

Também o lembramos de que você pode aceitar obrigações para que os fundos gastos sejam devolvidos a você com juros. A renda deles é menor, mas é garantida.

Outra receita na bolsa de valores é adequada para experientes e profissionais – treinamento e gestão de fundos de confiança.

O investidor confia a ele o capital, e a tarefa do gerente é desenvolver uma estratégia para que o dinheiro dê o máximo de lucro.

Riscos de negociação na bolsa de valores

Você pode ganhar dinheiro na bolsa ou incorrer em graves perdas financeiras – há sempre um risco na bolsa. 

Mesmo a presença de um gerente de confiança não garante ao investidor uma renda estável. Basicamente, duas coisas podem estragar tudo: flutuações de preços e um corretor falido.

Gostou? Compartilhe!



Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!