Economia

Como economizar dinheiro e evitar armadilhas financeiras

Published

on

Muitas vezes, pessoas com a mesma renda vivem de maneiras completamente diferentes. Algumas delas tem dinheiro suficiente para despesas correntes e até conseguem economizar para compras significativas. Para outras, o dia de pagamento é o dia de distribuição de dívidas e pagamento de empréstimos. Por que isso está acontece?

Provavelmente, o motivo é a capacidade de distribuir dinheiro, gastá-lo com sabedoria e fazer economias.

Reserva financeira e economia: diferenças

Poupança (poupança) é um atributo integral da vida de qualquer pessoa, visando atingir objetivos e criar um airbag. Vamos examinar mais de perto para que ela é usada.

A principal razão para gerar economia é atingir uma determinada meta que requer custos financeiros significativos. Pode ser uma compra cara, uma viagem, um tratamento planejado.

A poupança e as reservas financeiras não devem ser confundidas. Ao contrário da economia, as reservas são para despesas inesperadas necessárias para resolver alguns problemas urgentes. E as economias são dinheiro direcionado que será gasto em uma compra planejada ou em outra coisa.

As reservas devem estar disponíveis para uso a qualquer hora do dia. E a poupança pode ser mantida na forma de depósitos a prazo com bons juros, a fim de receber uma receita adicional.

As reservas são criadas para situações imprevistas. Portanto, geralmente o valor da economia é significativamente maior do que o valor da reserva.

Como economizar?

O primeiro passo é o planejamento. Como em qualquer negócio, o planejamento também é a chave para o sucesso. Quanto mais precisamente a meta para a qual a economia é feita for determinada, mais claro será o entendimento de como atingir essa meta.

Por exemplo, você não deve apenas planejar a compra de um carro. É aconselhável focar em um modelo específico ou pelo menos um fabricante.

Uma parte importante do planejamento é determinar o prazo em que a quantia necessária será cobrada.

O que é um “buraco financeiro” e por que as pessoas se encontram nele?

Um buraco financeiro é uma situação em que as necessidades de dinheiro de uma pessoa excedem sua renda. Você tem que pedir dinheiro emprestado a parentes ou amigos, fazer empréstimos.

Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode se encontrar em uma situação tão desagradável. E não é apenas um salário insuficiente. A maioria das pessoas que se encontram em um buraco financeiro reclama disso.

Infelizmente, a realidade é que é improvável que o crescimento dos salários acompanhe o aumento dos preços no futuro próximo. E, portanto, para não se encontrar em uma situação financeira extremamente desagradável, você não deve contar apenas com um salário.

Assim, você precisa buscar fontes adicionais de receita, pensar nas despesas, otimizá-las, controlar com cuidado e competência.

Outro “sino” que indica que uma pessoa está em um buraco financeiro é a falta de reservas e poupança. Além disso, muitas pessoas não consideram essa circunstância um problema. Uma vez que há renda suficiente para as necessidades básicas, não há necessidade de pedir emprestado ou contrair empréstimos.

Mas essa atitude despreocupada em relação à vida pode levar ao fato de que, em um momento longe do perfeito, um buraco financeiro se abrirá na frente de uma pessoa.

Por que as pessoas acabam em armadilhas financeiras

Um motivo muito comum é o desejo de viver além das possibilidades. Sim, muitas vezes você não quer ir ou fazer compras em um supermercado barato. Afinal, eles estão em uma loja localizada mais perto de casa, embora sejam mais caros.

São essas pequenas fraquezas que levam uma pessoa a um buraco financeiro.

Com baixa renda, comprar coisas caras, visitar estabelecimentos caros, ignorar as regras elementares de manuseio racional do dinheiro muito provavelmente levará a uma lacuna no orçamento.

Essa lacuna pode ser coberta por empréstimos, dinheiro emprestado, empréstimos de amigos, venda de ativos, se houver. Em todo caso, você fica mais pobre, porque no futuro eles terão que ser devolvidos.

Gostou? Compartilhe!



Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!