A maior mineradora com ações na bolsa do mundo, BHP Group, estabeleceu uma meta de produção recorde de minério de ferro para 2021. Visto que a mineradora deseja alcançar lucros maiores com os preços da commodity em alta.
A BHP reiniciou suas operações no país, colocando em funcionamento a planta da Samarco no final de 2020. Isto é, após cinco anos do acidente ambiental da barragem de Mariana-MG. O acontecido virou manchete nos maiores jornais do país e do mundo.
Da mesma forma, o desastre levou à suspensão imediata das atividades no local. Inclusive, um enxurrada de processos judiciais foram abertos buscando indenizações por perda e danos. Embora, o número de mortes não tenha sido tão drástico quanto ao de Brumadinho alguns anos depois.
Você pode gostar: Investir em ouro: a melhor alternativa em tempo de crise
Meta da BHP para o ano de 2021
O BHP Group informou que sua meta será produzir algo em torno de 245 a 250 milhões de toneladas do minério neste ano. Ou seja, uma meta mais ambiciosa do que a anterior que era de 244 a 253 milhões de toneladas.
A BHP informou que a produção de ferro na Austrália subiu 3,5%, alcançando mais de 70 milhões de toneladas no último trimestre do ano passado. A China, como sempre, é a grande compradora dessa matéria-prima. Por isso atender o mercado Chinês é prioridade.
UBS estima produção de 70,7 milhões de toneladas.
A grande concorrente da BHP, a Rio Tinto, registrou no começo da semana, um aumento nos embarques do minério. De acordo com a empresa, o ritmo de atividade da indústria chinesa retornou aos níveis de antes da pandemia.
Desse modo, o preço da tonelada de minério de ferro superou os 1.000 iuanes no mês passado. Algo em torno de 154 dólares/tonelada. E isso aconteceu pela primeira vez na história, como consequência de preocupações relativas a oferta. E também devido a medidas de estímulo intensivas a matérias-primas no país.
Tudo isso resultou em um aumento de demanda, jogando para o alto as cotações das ações da Rio Tinto e da BHP. Acompanhar os papéis dessa empresa na bolsa seria interessante para que planeja investir nesse mercado.
Talvez você goste: Bitcoin quebra todos os recordes, promessa para 2021.
