O governo brasileiro anunciou na última sexta-feira a data em que começará a pagar o novo auxílio emergencial 2021 para quem recebe o Bolsa Família. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, a data de início dos pagamentos será 16 de abril. Conforme consta no calendário elaborado para o programa.
Contudo, os interessados já poderão consultar se tem ou não direito a nova rodada do benefício. Para isso o Dataprev desenvolveu uma página específica com informações atualizadas sobre o auxílio emergencial.
Pessoas cadastradas pelo app ou site da Caixa, que não recebem o Bolsa Família e nem estão incluídas no Cadastro Único terão um calendário próprio. Conforme informações obtidas do Estadão/Broadcast, há possibilidades de que estes grupos comecem a receber o auxílio emergencial 2021 antes de 16 de abril.
Aptos a receberem o Auxílio Emergencial 2021
Segundo decreto do governo, somente as pessoas elegíveis para receber o benefício em dezembro de 2020 estarão aptas a receber o novo auxílio emergencial 2021. O referido decreto também estabelece os critérios necessários para o recebimento dessa nova rodada do auxílio.
Você pode gostar: O Auxílio Emergencial recebido indevidamente terá que ser devolvido
Portanto, trabalhadores não aprovados para o recebimento no final do ano passado também ficarão de fora dos pagamentos este ano. Aliás, sequer poderão solicitar o auxílio emergencial 2021.
Ademais, este ano o benefício será pago em 4 parcelas mensais, e somente à uma pessoa por unidade familiar. E os valores variam segundo alguns critérios estabelecidos pelo governo:
- 150 reais para famílias com um só integrante,
- 250 reais para famílias com mais de uma pessoa e
- 375 reais para famílias com mãe solteira.
Informações adicionais sobre o benefício
O auxílio emergencial 2021 só será pago a beneficiários do bolsa família, caso ele seja mais vantajoso para os mesmos. O benefício é destinado a trabalhadores da informalidade, microempreendedores individuais e pessoas desempregadas, cuja renda de toda familia seja de no máximo 3 salários-mínimos ou até meio salário por cada integrante.
Vale lembrar que quem está recebendo seguro-desemprego não receberá o auxílio emergencial 2021.
Os valores serão depositados nas contas digitais, criadas pela CAIXA o ano passado, para dar celeridade ao pagamento do benefício. O prazo máximo para movimentar os recursos será de 4 meses, caso eles não forem movimentados nesse período voltarão para o governo.
