Ao que tudo indica a automação é uma tendência mais do que nunca consolidada em todos os setores da economia. A General Mortos é um exemplo disso, pois em breve pretende lançar vans de entrega elétricas e paletes de armazéns autônomos. Certamente que essa é uma revolução sem precedentes que está se estabelecendo de forma silenciosa.
A Rockwell Automation é uma empresa de peso nesse setor. Ela possui uma unidade industrial totalmente automatizada em Milwaukee. Mas toda ela foi projetada para a produção em grande escala. Para fabricação de produtos mais competitivos sem os custos exorbitantes da mão de obra americana.
Todavia existem empresas que ousaram ainda mais. Inclusive seus executivos se jactam da automação dos seus processos produtivos. Do mesmo modo, a covid-19 também intensificou essas transformações. Visto que as medidas restritivas afetaram a produção de muitas empresas.
Você pode gostar: Economize da forma certa em 2021 – guia definitivo
Automação e desemprego, a equação não fecha
As previsões é que as grandes empresas mundiais invistam mais de 10 trilhões de dólares em automação. Quer dizer, nos próximos dez anos. Segundo especialistas, essas medidas se tornaram mais céleres por pressões de investidores. Pois eles exigem, cada vez mais, lucros maiores em menos tempo.
Desse modo, para enfrentar os efeitos da pandemia as empresas sofreram reestruturações severas. Sobretudo em suas linhas de produção. Para se tornarem cada vez mais independentes da intervenção humana. Uma pesquisa recente demonstra que mais de 65% das empresas já aderiram a automação.
Nesse sentido, as grandes companhias estão cada dia mais substituindo seres humanos por robôs. Tanto é que as empresas japonesas especializadas na fabricação de robôs não estão conseguindo atender a demanda mundial.
Por que as empresas automatizam?
Com efeito, o que mais estimula as empresa a adotarem a automação é o alto custo da mão de obra. Ademais, os robôs estão mais inteligentes e capazes do que anos atrás. Por isso estão sendo muito usados no e-commerce, devido às medidas restritivas do covid-19.
A Inteligência Artificial tem tido um papel importante nessa mudança de paradigma. Posto que existem softwares que estão sendo essenciais na tomada de decisões de gestão. Armazéns, oficinas e fábricas, inclusive o setor administrativo das empresas estão sendo impactados pela automação.
Talvez você goste: Economizar energia elétrica: as 5 melhores formas
