A gigante farmacêutica vê o preço de suas ações dispararem na Europa, logo após o Reino Unido aprovar a sua vacina. Nesta quarta-feira, a vacina da AstraZeneca contra o Covid-19 teve um sinal positivo por parte do governo britânico. Para alegria dos seus acionistas.
Essa alta se deu devido aos anúncios de ajuda fiscal do governo americano. Do mesmo modo, em decorrência de todas as medidas pró-vacinação que vem sendo adotadas em escala global. Esse conjunto de fatores nutrem as esperanças dos investidores em uma recuperação da economia mundial em 2021.
Desempenho dos papéis da AstraZeneca nas bolsas mundiais
O índice STOXX 600 pan-europeu subiu 0,2%. Ou seja, isso representa a maior cotação dos últimos 10 meses. Já as ações da AstraZeneca subiram 0,8% logo após o Reino Unido aprovar a vacina. A mesma é desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a Universidade de Oxford.
Em suma, tudo isso funcionou como um empurrãozinho adicional no mercado britânico. Pois o Reino Unido e a União Europeia finalmente firmaram o acordo comercial do Brexit na última semana. Dessa forma, se evitou uma retirada abrupta e indesejada do bloco nesse fim de ano.
Como resultado o índice FTSE 100 (Reino Unido), que inclui a AstraZeneca, se elevou em 0,3%. Igualmente, os índices americanos bateram recordes históricos na semana. O motivo é a expectativa dos investidores pela aprovação do pacote de estímulo fiscal pelo Congresso dos EUA estes dias.
Você pode gostar: Investir em ouro: a melhor alternativa em tempo de crise
O que dizem os especialistas sobre o mercado
Se você quer investir na AstraZeneca, saiba que Russ Mold (Diretor de invest. da AJ Bell) afirma que existem muitas coisas acontecendo no mercado ao mesmo tempo. E que elas indicam que o apetite do mesmo pelo risco é grande. Ele conclui falando sobre sua esperança de que as vacinas surtam efeito, para o bem da economia.
Segundo especialistas este é o momento ideal para acompanhar de perto o comportamento dos papéis das empresas por trás das vacinas. Ou melhor, das mais promissoras como a AstraZeneca. Posto que eles podem ter altas inesperadas, caso os efeitos dos seus produtos apresentem bons resultados.
Talvez você goste: Bitcoin quebra todos os recordes, promessa para 2021.
