O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1966 com o intuito de garantir uma reserva financeira, como uma espécie de poupança, para os trabalhadores com carteira assinada.
Ainda que este seja um serviço antigo, a maioria dos trabalhadores já conhecem muito bem, muitos não sabem que é possível realizar uma consulta de FGTS pelo CPF sempre que precisar.
No texto, a seguir, nós vamos te explicar todos os passos que você precisa seguir para ter acesso ao saldo do seu benefício e conferir outras informações. Confira:
FGTS: o que é?

Conforme dito anteriormente, de modo geral o FGTS funciona como uma poupança para os trabalhadores empregados em regime de carteira assinada.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício ao qual os trabalhadores têm acesso após sofrerem uma demissão sem justa causa. Ele funciona da seguinte maneira: todos os meses o empregador deposita 8% do valor correspondente ao salário do trabalhador em uma conta da Caixa.
O valor depositado fica nesta conta como uma reserva financeira que pode ser sacada pelo trabalhador após a sua demissão, por exemplo.
Para saber exatamente qual é o valor do seu benefício ou ainda checar se o empregador está realizando os depósitos regularmente, os trabalhadores podem realizar uma consulta do saldo usando apenas o seu CPF.
Como consultar o FGTS com o CPF
É possível que os trabalhadores realizem a consulta do saldo do FGTS de duas maneiras diferentes, ambas digitais. Uma das formas é pelo site da Caixa Econômica Federal e a outra é através do aplicativo da Caixa.
Consultar o FGTS através do site Caixa
Veja o passo a passo de como consultar o seu benefício usando o CPF através do site da Caixa:
- Em primeiro lugar o trabalhador deve acessar o site oficial da Caixa, na aba Extrato de FGTS;
- O segundo passo é digitar o número do seu CPF ou ainda seu endereço de e-mail no espaço sinalizado.
- Em seguida o trabalhador deve preencher a sua senha de acesso, mas se você não lembrar não tem problema, basta selecionar a opção “Esqueci senha”. Se for a sua primeira consulta, selecione a opção “Cadastro”.
- Preencha os formulários conforme forem solicitados para concluir o cadastro, preenchendo os seus dados e criando uma senha.
- Depois disso basta encontrar a opção FGTS onde você poderá realizar as consultas que deseja.
Consultar FGTS através do App
Veja o passo a passo de como consultar o seu FGTS usando o CPF através do seu aplicativo próprio da Caixa:
- Para realizar a consulta através do aplicativo, a primeira coisa que você precisa fazer é instalar o app FGTS no seu smartphone.
- Com o app aberto preencha o número do seu CPF no campo indicado para isso.
- Em seguida preencha a sua senha, mas se você esqueceu a sua senha de acesso não tem problema, basta selecionar a opção “Esqueci senha” que um e-mail com o link para a criação de uma nova senha será enviado para o seu endereço de e-mail. Caso seja seu primeiro acesso clique na opção “Cadastro”.
- Preencha os dados solicitados nos formulários de cadastro, incluindo um endereço de e-mail e criação de uma senha de acesso.
- Aceite os termos do Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão;
- Após acessar o app, encontre a opção de consulta do seu benefício. Assim que você acessar o aplicativo poderá consultar o saldo da sua conta, assim como outras informações referentes ao Fundo.
Você também pode se interessar por: Conheça as cinco maneiras de sacar seu FGTS pela Caixa!
