Aposentadoria

Aposentadoria: Como se planejar adequadamente

Published

on

O tempo passa para todo mundo. E com ele vêm os cabelos brancos e a consciência que é preciso se preparar para o gozo de uma boa velhice. Mas se planejar com antecedência para uma boa aposentadoria é a atitude mais sensata.

Por isso preparamos para você que pensa em desfrutar de uma aposentaria melhor, um conjunto dicas que facilitaram a sua vida. Confira abaixo algumas medidas que você pode tomar com vistas a ter um futuro mais tranquilo:

Quanto mais cedo você se preparar melhor

Na maioria dos casos a aposentadoria paga pelo governo sequer alcança um valor igual ao seu último salário. E isso afeta deveras o seu nível de qualidade de vida o forçando a apertar o cinto e cortas despesas para sobreviver.

Dessa maneira, dispor de um plano financeiro desde jovem é uma ótima atitude para quem deseja um futuro mais tranquilo. Quanto mais cedo você conseguir reunir algumas economias maior será sua renda futura. A saber, aquela que servirá de complemento para a sua aposentadoria.

Invista pensando no longo prazo

A poupança é um investimento de boa liquidez, mas é péssima quando se pensa no longo prazo. Portanto, caso não tenha conhecimento sobre investimentos em renda variável, aconselhamos a Renda Fixa.

Escolha investimentos seguros que ofereçam risco quase nulo ao seu capital aplicado. Os títulos do Tesouro Nacional são uma excelente opção para investidores conservadores. Mas essa é uma decisão pessoal, cabe a você estudar quais as melhores opções disponíveis segundo os seus objetivos a longo prazo.

Tenha metas factíveis para sua aposentadoria

Ter os pés no chão é a ideia. Dessa forma, busque investir para obter um valor de aposentadoria que esteja dentro de suas possibilidades. Se planejar para o futuro não significa sacrificar o presente. Leve sua vida normal, economizando somente aquilo que seja possível.

Se seu maior salário foi R$ 5.000,00, não busque uma aposentadoria de R$ 50.000,00. Seria um sacrifício de tolo, pois você estaria afetando diretamente a renda da sua família agora em prol de um futuro possível, mas não garantido.

Gostou? Compartilhe!



Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *